Líder dos seguintes Grupos integrados de pesquisa do CNPq

JUDIPP - Justiça Social, Direitos Básicos e Políticas Públicas (2012-)

com Carlos Dimas Ribeiro

 

Trata-se de um projeto interdisciplinar e interinstitucional que envolve pesquisadores voltados para pesquisa de políticas públicas que promovam justiça social e ambiental e a efetiva implementação dos direitos básicos, referentes tanto aos seres humanos, como aos animais não-humanos. O projeto conta com professores da UFRJ, UERJ, FIOCRUZ e UFF e professores estrangeiros, estabelecendo, assim, uma pareceria entre o PPGBIOS e suas universidades de origem. 

Além de uma abordagem teórica dos temas propostos que prevê seminários, grupos de estudo e oficinas temáticas, o grupo desenvolve também atividades de extensão associadas ao Núcleo de Inclusão Social (NIS) que prevê mini-cursos oferecidos em comunidades, atividades de promoção da cidadania, realizadas em praças públicas, mostras de filmes, produção de cartilhas, atividades em escolas e unidades de saúde.

 

 

 

Nós: dissidências feministas (2014-)

com Suane Soares

 

O Grupo promove e participa de eventos acadêmicos e oferece cursos em questões de gênero. Entre os seus principais produtos estão vídeos educativos e uma coleção de cartilhas, além de artigos acadêmicos publicados em revistas especializadas e livros.

 

 

Perspectiva dos Funcionamentos: Teoria e Prática (2015-)

com Alexandre da Silva Costa 

 

O grupo reuni pesquisadores de diversas áreas que tem realizado pesquisas de caráter teórico e prático adotando como paradigma a perspectiva dos funcionamentos, desenvolvida por M. C. Dias.  Através da aplicação da perspectiva dos funcionamentos, o grupo visa fornecer um instrumento que permita uma melhor garantia da igual consideração ou respeito moral aos entre diversos indivíduos, sejam eles seres humanos ou não. Destacamos aqui sua aplicação no âmbito da saúde, da educação, das questões que concernem a utilização da tecnologia para o aprimoramento humano, das questões relativas a gênero, políticas de identidade e políticas de reparação e da ética animal e ambiental.

 

 

Núcleo de Inclusão Social (NIS) 2008-

Como o objetivo de promover a cidadania, acesso a saúde, inclusão e justiça social, o Núcleo de Inclusão Social realiza eventos em comunidades e praças públicas; oferece cursos de curta duração e mostras de filmes abertos `a comunidade; disponibiliza um ambiente virtual  para debate de temas relacionados a justiça; elabora material didático e editora uma revista Diversitates.