Feminismos decoloniais: homenagem à Maria Lugones
Este livro é um agradecimento nosso à María Lugones, nossa contribuição para transmitir aqui e acolá o seu pensamento e os seus desdobramentos a partir de nossas próprias vivências, reflexões e lutas. Para sua organização, contamos também com a contribuição de Paula, que já há alguns anos tem buscado difundir o pensamento de Lugones no Brasil. Cada autor(a) procurou contribuir, a seu modo, para a realização desta tarefa. Algumas introduzem novas pautas e interlocuções. Outras reforçam as pautas apresentadas por Lugones, eventualmente com críticas. Falamos de aqui e de acolá. Temos, portanto, falas distintas e, em alguns aspectos divergentes, mas que convergem ao insistir na necessária decolonialização do saber e de prosseguir no enfrentamento a todas as formas de opressão.
Compre o livro no site da editora Ape'ku.
Perspectiva dos Funcionamentos: fundamentos teóricos e aplicações
Este livro visa fornecer o arcabouço teórico e aplicações de uma perspectiva ética e de justiça que se pretende mais inclusiva e, por conseguinte, mais apta a responder, de forma adequada, às demandas dos indivíduos concretos que integram a nossa sociedade. Trata-se de um trabalho conjunto que reúne pesquisadores da filosofia, do Direito, da educação e da grande área da saúde, na qual, no Brasil, se insere a Bioética, entorno de um propósito comum, contribuir para a promoção de sociedades mais justas. Nosso objetivo é fornecer um instrumento para análise, revisão e elaboração de políticas públicas mais sensíveis à diversidade das demandas de cada grupo e/ou indivíduo que integra o universo da moralidade.
Compre o livro no site da editora Ape'ku.
Anais do seminário Perspectiva dos Funcionamentos arcabouço teórico e aplicações
Neste seminário procuramos sintetizar os principais resultados obtidos por estes pesquisadores. Os trabalhos estão divididos em blocos que abordam os aspectos teóricos da PdF e suas aplicações do âmbito da saúde, educação, das questões de gênero e das questões relativas à ética animal e ambiental.
Bioética: Fundamentos Teóricos e Aplicações
O livro Bioética: fundamentos teóricos e aplicações reúne textos de especialistas na área que pretendem promover uma compreensão mais abrangente da Bioética, que seja capaz de enfrentar, de forma diferenciada, os principais desafios éticos do mundo globalizado.
Mulheres: violências vividas (Orgs. Suane Soares e Maria Clara Dias)
Este livro é uma tentativa de dar voz a diversas formas de enfrentamento às violências vivenciadas por nós, mulheres, que coibem alguns de nossos funcionamentos básicos e a busca por uma vida realizada e/ou feliz. Através da escolha de distintos focos da violência, procuramos debater demandas negligenciadas que precisam ser transformadas em objeto de políticas públicas, comprometidas com uma concepção de justiça verdadeiramente inclusiva. Desta forma, adotamos como referencial teórico a Perspectiva dos Funcionamentos: uma perspectiva de justiça cujo foco consiste na igual consideraçāo ou respeito aos funcionamentos básicos de todos os indivíduos, entendidos como sistemas funcionais diversos e que, em suas singularidades, almejam uma realização plena.
Compre o livro no site da editora Ape'ku.
Ética animal: um novo tempo (Orgs. Fabio A G Oliveira e Maria Clara Dias)
“(...) entendo o veganismo como uma forma de vida. Enquanto tal, ele não pode estar baseado em uma concepção meramente prescritiva da moralidade, seja ela deontológica ou consequencialista. A adoção de uma forma de vida vegana aponta para uma interpretação da questão moral como relacionada a escolha por uma forma de vida que julgamos valorável, ou seja, uma forma de vida na qual identificamos nossos principais valores e com a qual nos identificamos positivamente, enquanto pessoas.”
Maria Clara Dias
“O próprio movimento em prol dos animais, do qual faço parte junto com os demais autores deste texto e colegas deste livro, até hoje, sofre diante da solidificação e engessamento de um discurso tradicional, conservador e antropocêntrico que descaracteriza as demandas dos animais não-humanos e de uma defesa filosófica antiespecista consistente. Nos caberá enquanto movimento enfrentar esses muros sem reproduzir velhas armadilhas contra outros grupos subalternizados historicamente. Será que conseguimos?
Fabio A. G. Oliveira
Compre o livro no site da editora Ape'ku.
Dossiê sobre o lesbocídio no Brasil: de 2014 até 2017
O Dossiê Sobre Lesbocídio no Brasil é um marco na pesquisa sobre lésbicas no Brasil e no mundo. A ausência de informações sobre as mortes de lésbicas no mundo inteiro é assustadora. Quando somada a ausência de informações sobre mortes de mulheres negras e indígenas o afastamento dos dados reais se torna ainda mais absurdo. O que podemos afirmar é que, acima de tudo, estas pesquisas são negligenciadas de forma sistemática e a invisibilidade das mortes é só mais uma das privações sofridas por todas as pessoas que de alguma forma são marginalizadas em nossa sociedade. Tanto a mídia quanto as redes sociais e a população em geral não notifica, não lamenta e não se comove diante das mortes de lésbicas.
A Perspectiva dos Funcionamentos
A perspectiva dos funcionamentos é um instrumento teórico que visa a incluir na agenda moral indivíduos deixados à margem. Este livro assume um novo referencial normativo que busca orientar nossas atitudes para com os demais indivíduos e gerar políticas específicas de atuação na esfera pública. Trata-se de uma abordagem que busca responder questões morais prementes da atualidade e fundamentar a intuição de que, justamente quando os padrões de racionalidade e autonomia socialmente endossados capengam, mais urgente se tornam nosso cuidado e acuidade moral.
Ensaios sobre filosofia da mente
Esta coletânea reuniu uma série de artigos que escrevi e publiquei, separadamente, ao longo dos anos. Sua reunião, em um único volume, visa fornecer aos interessados pela filosofia e, mais especificamente, pela filosofia da mente, um possível recorte temático e, quem sabe, uma iniciação a este fascinante universo através do qual buscamos lançar alguma luz sobre a nossa própria identidade, enquanto entidades às quais atribuímos, concomitantemente, propriedades físicas e mentais.
Sobre nós: expandidando as fronteiras da moralidade
Este livro é para todos que, como eu, aspiram a uma forma de vida moral, mais abrangente e nada transcendente. Nele procuro percorrer a tradição filosófica e, num diálogo com esta tradição e nossas intuições morais cotidianas, desenhar uma concepção moral diferenciada do que somos e uma perspectiva moral que inclua todos os humanos, em toda a sua diversidade; os animais não humanos; o meio ambiente e alguns objetos inanimados, como, por exemplo, a obra de arte.
Ensaios sobre a moralidade
Ser filósofo ou fazer filosofia costuma significar, na nossa vida cotidiana, ver ou perceber o mundo para além ou aquém da nossa experiência comum. O filósofo é muitas vezes o “metafísico”, ou seja, aquele cujo saber está além da experiência sensível, do aqui e agora das nossas determinações espaço-temporais. Mas o filósofo é também aquele que diz libertar a nossa compreensão do mundo e a nossa linguagem comum dos devaneios da razão especulativa que, incessantemente, nos lança para além dos limites do mundo inteligível. Quem é o filósofo afinal?
Ensaios sobre a moralidade
Ensaios sobre a moralidade reúne uma série de artigos escritos nos últimos 20 anos por Maria Clara Dias, sobre as principais discussões da ética contemporânea. Começando sobre o tema da fundamentação da própria moralidade, a autora discorre sobre Kant, Habermas, Tugendhat, entre outros, para finalmente estabelecer um diálogo entre aqueles que escolheram para si uma forma de vida moral, como parte integrante do que vivenciam como sendo uma vida realizada ou feliz.
Justiça Social e Direitos Humanos
Este livro reúne artigos que deslocam o olhar filosófico para a busca por justiça nas sociedades concretas atuais. Adotando a abordagem da justiça e dos direitos humanos como inerente à defesa de uma moral que se quer cada vez mais inclusiva a autora propõe uma releitura dos direitos humanos e de temas como democracia, nacionalismo, identidade pessoal e cosmopolitismo.
OS DIREITOS SOCIAIS BÁSICOS: uma investigação filosófica da questão dos direitos humanos
O livro apresenta uma defesa dos direitos sociais básicos enquanto direitos humanos. A autora analisa tentativas de fundamentação dos direitos humanos ao longo da história da filosofia e sustenta a tese de que os direitos humanos correspondem a demandas morais que visam garantir o respeito a todos os integrantes da nossa comunidade moral. Entre tais garantias é então incluído o direito a um mínimo existencial.
KANT E WITTGENSTEIN: os limites da linguagem
A partir de uma análise da dedução transcendental kantiana e do argumento da linguagem privada de Wittgenstein, o livro pretende ressaltar as ressonâncias filosóficas de Kant e Wittgenstein e fornecer uma resposta a um certo ceticismo/solipsismo filosófico que ainda hoje repercute na nossa maneira de pensar e na nossa linguagem.