aa2290_ceea6ba474d849e6b0940273d68188af~

Perspectiva dos Funcionamentos: ​fundamentos teóricos e aplicações

Este livro visa fornecer o arcabouço teórico e aplicações de uma perspectiva ética e de justiça que se pretende mais inclusiva e, por conseguinte, mais apta a responder, de forma adequada, às demandas dos indivíduos concretos que integram a nossa sociedade. Trata-se de um trabalho conjunto que reúne pesquisadores da filosofia, do Direito, da educação e da grande área da saúde, na qual, no Brasil, se insere a Bioética, entorno de um propósito comum, contribuir para a promoção de sociedades mais justas. Nosso objetivo é fornecer um instrumento para análise, revisão e elaboração de políticas públicas mais sensíveis à diversidade das demandas de cada grupo e/ou indivíduo que integra o universo da moralidade.

Sobre nós: expandidando as fronteiras da moralidade

Este livro é para todos que, como eu, aspiram a uma forma de vida moral, mais abrangente e nada transcendente. Nele procuro percorrer a tradição filosófica e, num diálogo com esta tradição e nossas intuições morais cotidianas, desenhar uma concepção moral diferenciada do que somos e uma perspectiva moral que inclua todos os humanos, em toda a sua diversidade; os animais não humanos; o meio ambiente e alguns objetos inanimados, como, por exemplo, a obra de arte. 

Disponível em português, inglês e espanhol. 

Sobre Nós
aa2290_78fc626465b2423ba203b179fbe04b79~

Feminismos decoloniais: homenagem à Maria Lugones

 

Este livro é um agradecimento nosso à María Lugones, nossa contribuição para transmitir aqui e acolá o seu pensamento e os seus desdobramentos a partir de nossas próprias vivências, reflexões e lutas. Para sua organização, contamos também com a contribuição de Paula, que já há alguns anos tem buscado difundir o pensamento de Lugones no Brasil. Cada autor(a) procurou contribuir, a seu modo, para a realização desta tarefa. Algumas introduzem novas pautas e interlocuções. Outras reforçam as pautas apresentadas por Lugones, eventualmente com críticas. Falamos de aqui e de acolá. Temos, portanto, falas distintas e, em alguns aspectos divergentes, mas que convergem ao insistir na necessária decolonialização do saber e de prosseguir no enfrentamento a todas as formas de opressão.

Bioética: fundamentos teóricos e aplicações

O livro Bioética: fundamentos teóricos e aplicações reúne textos de especialistas na área que pretendem promover uma compreensão mais abrangente da Bioética, que seja capaz de enfrentar, de forma diferenciada, os principais desafios éticos do mundo globalizado.

 

Disponível em português, inglês e espanhol. 

Capa_Livro_Bioética.jpg
capa livro mulheres.jpg

Mulheres: violências vividas

Este livro é uma tentativa de dar voz a diversas formas de enfrentamento às violências vivenciadas por nós, mulheres, que coibem alguns de nossos funcionamentos básicos e a busca por uma vida realizada e/ou feliz. Através da escolha de distintos focos da violência, procuramos debater demandas negligenciadas que precisam ser transformadas em objeto de políticas públicas, comprometidas com uma concepção de justiça verdadeiramente inclusiva. Desta forma, adotamos como referencial teórico a Perspectiva dos Funcionamentos: uma perspectiva de justiça cujo foco consiste na igual consideraçāo ou respeito aos funcionamentos básicos de todos os indivíduos, entendidos como sistemas funcionais diversos e que, em suas singularidades, almejam uma realização plena.

Dossiê sobre o lesbocídio no Brasil: de 2014 até 2017

O Dossiê Sobre Lesbocídio no Brasil é um marco na pesquisa sobre lésbicas no Brasil e no mundo. A ausência de informações sobre as mortes de lésbicas no mundo inteiro é assustadora. Quando somada a ausência de informações sobre mortes de mulheres negras e indígenas o afastamento dos dados reais se torna ainda mais absurdo. O que podemos afirmar é que, acima de tudo, estas pesquisas são negligenciadas de forma sistemática e a invisibilidade das mortes é só mais uma das privações sofridas por todas as pessoas que de alguma forma são marginalizadas em nossa sociedade. Tanto a mídia quanto as redes sociais e a população em geral não notifica, não lamenta e não se comove diante das mortes de lésbicas.

Capa.png
O_que_é_filosofia.jpg

O que é filosofia?

Ser filósofo ou fazer filosofia costuma significar, na nossa vida cotidiana, ver ou perceber o mundo para além ou aquém da nossa experiência comum. O filósofo é muitas vezes o “metafísico”, ou seja, aquele cujo saber está além da experiência sensível, do aqui e agora das nossas determinações espaço-temporais. Mas o filósofo é também aquele que diz libertar a nossa compreensão do mundo e a nossa linguagem comum dos devaneios da razão especulativa que, incessantemente, nos lança para além dos limites do mundo inteligível. Quem é o filósofo afinal?

Ensaios sobre a moralidade

Ensaios sobre a moralidade reúne uma série de artigos escritos nos últimos 20 anos por Maria Clara Dias, sobre as principais discussões da ética contemporânea. Começando sobre o tema da fundamentação da própria moralidade, a autora discorre sobre Kant, Habermas, Tugendhat, entre outros, para finalmente estabelecer um diálogo entre aqueles que escolheram para si uma forma de vida moral, como parte integrante do que vivenciam como sendo uma vida realizada ou feliz. 

Ensaios sobre a moralidade
Justiça Social e Direitos Humanos

Justiça Social e Direitos Humanos

Este livro reúne artigos que deslocam o olhar filosófico para a busca por justiça nas sociedades concretas atuais. Adotando a abordagem da justiça e dos direitos humanos como inerente à defesa de uma moral que se quer cada vez mais inclusiva a autora propõe uma releitura dos direitos humanos e de temas como democracia, nacionalismo, identidade pessoal e cosmopolitismo.  

Os Direitos Sociais Básicos: uma investigação filosófica da questão dos direitos humanos

O livro apresenta uma defesa dos direitos sociais básicos enquanto direitos humanos. A autora analisa tentativas de fundamentação dos direitos humanos ao longo da história da filosofia e sustenta a tese de que os direitos humanos correspondem a demandas morais que visam garantir o respeito a todos os integrantes da nossa comunidade moral. Entre tais garantias é então incluído o direito a um mínimo existencial.

Justiça Social e Direitos Humanos
Justiça Social e Direitos Humanos

KANT E WITTGENSTEIN: os limites da linguagem

A partir de uma análise da dedução transcendental kantiana e do argumento da linguagem privada de Wittgenstein, o livro pretende ressaltar as ressonâncias filosóficas de Kant e Wittgenstein e fornecer uma resposta a um certo ceticismo/solipsismo filosófico que ainda hoje repercute na nossa maneira de pensar e na nossa linguagem.