"Maria Clara Dias é um dos poucos autores da atualidade que realmente faz juz ao título de filósofo. Seus textos são marcados por clareza e rigor argumentativo, associados a um intenso compromisso pessoal e afetivo com os temas que aborda. Tomada por um forte sentimento de indignação, ela busca romper a barreira da indiferença e abordar com paixão os principais dilemas morais do nosso tempo. Mais que uma autora que nos instiga a repensar nossas vidas, ela é o paradigma de uma vida vivida de acordo com um ideal".

Ernst Tugendhat

Portinari, C. Árvore da vida (1957)

press to zoom

Portinari, C. Crianças brincando (1960)

press to zoom

Portinari, C. Paz (1956) - Detalhe

press to zoom

Portinari, C. Árvore da vida (1957)

press to zoom
1/6

Maria Clara Dias é doutora em Filosofia pela Freie Universität Berlin (1993), mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986).

 

Realizou pós-doutorado na Universidade de Connecticut (2003), na Universidade de Oxford (2006/2007) e na Universidade de Tulane (2015).

 

Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde integra o departamento de Filosofia e o Programa Interinstitucional e Interdisciplinar de Pós-Graduação em Bioética, Ética aplicada e Saúde coletiva (PPGBIOS).  

É coordenadora do Núcleo de Inclusão (NIS) da UFRJ, pesquisadora do CNPq e Cientista do Nosso Estado, pela FAPERJ, em 2010, 2014 e 2017.